Seguidores

06 novembro 2009

Pandemia ou Paranóia?



Não sei se comece a ficar assustada ou se continue alerta. O que me assusta são as pessoas e a paranóia que cerca a famosa Gripe A.

Não sou licenciada, letrada e nem tenho conhecimento de medicina, mas vou observando e tento não me afundar na paranóia colectiva.

Apenas constato e observo o que me rodeia, muito me escapa, mas também não podemos ser todos interessados pelo mesmo tema, daí haver áreas para todos os gostos e quem tem a capacidade certa deverá investir nessa área. Mas sinceramente sinto-me mais assustada pela paranóia do que pela própria gripe.

Durante a história da humanidade sempre houve pandemias e epidemias, a natureza de vez em quando faz uma limpeza e os mais fracos acabam por não resistir. Em casa nós próprios, de vez em quando, limpamos com mais afinco gavetas, baús, sótãos, arrumamos as nossas vidas, pomos em ordem sentimentos e deitamos fora muito lixo que se vai acumulando ao longo do tempo. Na natureza é igual. Só não podemos é ser paranóicos.

Já ouvi criticas, por exemplo, que se deve tossir para o braço e não para mão, desinfectar as mãos, ter sempre um toalhete desinfectante, etc. etc., será que só começamos a ser higiénicos desde o verão de 2009? Não se lavavam as mãos antes? Não havia higiene? Pois ... já começo a pensar que talvez houvesse quem não tivesse cuidados de limpeza e higiene. E não “ma” lixem ... mas continua a haver muita gentinha porca que pensa que a vacina é o remédio para todos os males!

Há quem receie andar de transportes, olha-se de lado para quem tosse ou espirra (mesmo que sejam alergias), mas depois saímos à noite, vamos a um bar ou discoteca e vimos demasiada libertinagem, bebe-se do copo uns dos outros, beija-se ou passa-se umas horas com quem não se conhece, chegando mesmo ao cúmulo de não se fazer qualquer tipo de selecção ou mesmo de se usar qualquer protecção. Será que a gripe de noite não actua??? Se calhar está a dormir!

Mas isto são os que saem à noite, depois temos também aqueles que gostam dos concertos de verão (ou de inverno, tanto faz), dos que gostam de raves, dos que gostam de tantas outras coisas. Há gostos, vontades e desejos para todos. “Weeeeee” e viva a desbunda!

Durante o dia paranóicos, à noite selvagens. Isto é o quê???

Continuem a beber as notícias, continuem a olhar de lado à procura do vírus, como se quem tosse ou espirra tivesse um anúncio de néon a piscar sobre a cabeça com a inscrição "Eiii pessoal, este aqui tá com o vírus". Mantenham-se paranóicos.

Vá lá, sejam racionais! Ajam com serenidade e de acordo com a vossa consciência, mas por favor não sejam paranóicos!

Apenas estejam atentos e protejam-se!

Esta paranóia só ha-de ser superada com outra, a de 2012, mas isso são outros 5 minutos. Divirtam-se e bom fim de semana.



(Foto daqui)

Sem comentários: